Infeções Urinárias

 
 
 

Infeção urinária

 
Podemos definir infeção urinária como a invasão e multiplicação de bactérias na urina do aparelho urinário, e a respectiva inflamação causada na bexiga e/ou nos rins.
 
 
 

Como se adquire uma infeção urinária

 
A via de infeção mais frequente é a via ascendente. As bactérias existentes no reto, ânus e vagina, penetram ascendentemente no aparelho urinário através da uretra, apesar da normal existência de mecanismos de defesa de vária ordem, sobretudo da uretra e da bexiga.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sintomas de uma infeção urinária

 
Se é a bexiga o órgão atingido, há um desconforto ou peso no baixo ventre, dor e/ou ardor a urinar, necessidade de urinar mais frequentemente e em pequenas quantidades, por vezes com dificuldade, e a urina está turva (suja) e algumas vezes muito mal cheirosa. Raramente há febre. Se é o rim que é atingido, há muitas vezes dor na região lombar, que pode simular cólica, e febre elevada.

No homem, a próstata é muitas vezes sede de infeção, levando a desconforto na região do baixo ventre, dificuldade e ardor a urinar e aumento da frequência das micções, com urina turva. Muitas vezes, há febre elevada, arrepios e dores no corpo, confundindo-se com gripe ou infeçãode outra origem.
As infecções urinárias nos bebés, ou crianças pequenas, muitas vezes cursam com sintomas vagos, como falta de apetite, atraso no desenvolvimento, febre baixa e irritabilidade anormal.
 
 
 
 
 

Infeções urinárias mais comuns nas mulheres?

 
As infeções urinárias são mais frequentes nas mulheres porque no sexo femino existe o reservatório vaginal junto da desembocadura da uretra, e porque a uretra tem um comprimento muito curto e sem a protecção de algumas secreções fortemente antibacterianas.
 

Medidas para evitar a infeções urinárias

 
Para evitar a infeção urinária deve seguir as seguintes indicações:
  • Beba cerca de 1,5L de água por dia;
  • Tenha uma alimentação saudável e variada;
  • Evite a congestão pélvica;
  • Não retenha a urina;
  • Faça uma vida sexual saudável, e urine depois das relações sexuais;
  • Evacue regularmente;
  • tratar e/ou controlar as doenças dos aparelhos urinário, genital e digestivo, consultando o médico se for caso disso.