Partilhar 
 

O que é a próstata e qual é a sua função

A próstata é um orgão que está situado entre a bexiga e o pavimento pélvico, sendo esta atravessada pela parte inicial da uretera.

 

A próstata tem como função produzir parte do líquido que forma o esperma, denominado como fluido prostático, que por sua vez se junta ao líquido proveniente dos testículos e das vesículas seminais e ainda a outras glândulas mais pequenas que estão situadas junto da uretera. Em conjunto contribuem assim para a formação do esperma.

Principais doenças da próstata

Em grandes linhas, podem afetar a próstata três tipos de doenças: a inflamaçãoinfeção, chamada prostatite, o crescimento benigno, chamado hipertrofia benigna da próstata HBP, (antigamente chamado adenoma), e a transformação maligna, o cancro ou carcinoma (CaP).

Prostatite

 prostatite é a inflamação da próstata, provocada muitas vezes por micróbios (infecção), mas também algumas vezes por outros agentes. As principais manifestações desta infeção da próstata traduzem-se por uma dor de baixo do ventre e alterações da micção.

Hipertrofia benigna da próstata

A Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) é muito frequente nos homens a partir dos 50 anos. De cada 10 homens que vão viver até aos 75, entre 6 e 8 vão ter HBP sintomática e entre 3 e 4 vão ter que ser submetidos a terapêutica agressiva. A HBP, embora doença benigna, pode provocar sintomas e queixas relacionadas com a micção e obstrução urinária que pode condicionar repercussão vesical e renal.

Cancro da próstata

O Cancro da prósta também conhecido com CaP, é um tumor maligno. O CaP é o segundo cancro, a seguir ao cancro do pulmão, com maior taxa de mortalidade de que os homens são afetados.

 

Um diagnóstico precoce, em fase de doença localizada ao órgão, permite uma terapêutica com objetivo curativo, através de cirurgia (aberta ou laparoscópica), ou de radioterapia, braquiterapia, crioterapia ou outros métodos para destruição celular.

 

Recomenda-se, pois, que os homens com mais de 50 anos consultem o seu médico anualmente para avaliação da sua próstata.

 

 

 

Localização

Obter direcções

As nossas especialidades


Urologia Geral

Consultas
Cirurgia

Próstata
Hipertrofia
Cancro

Cálculos Renais (Pedra)
Litotrícia intra e extracorporal
Cirurgia Percutânea
Avaliação Metabólica e Análise de Cálculos

Incontinencia Urinária
Cirurgia mini-invasiva
Colocação de esfíncteres
Reeducação

Disfunção Erectil
Próteses
Bomba de Vácuo
Correcção Cirúrgica de Curvaturas

Cancro do Rim e Metastases
Criocirurgia

Ecografia Urológica

Avaliação Urodinâmica e Fluxometria



Contacto
Dr. Manuel Mendes Silva
(Santo António)
Lisboa - Próstata


Dr. Manuel Mendes da Silva, médico urologista, em Lisboa.

Avenida Liberdade 202,1º-E
1250-147 LISBOA
( Santo António )
213 524 276
Fax
213 529 047