Partilhar 
 

Infeção urinária

Podemos definir infeção urinária como a invasão e multiplicação de bactérias na urina do aparelho urinário, e a respectiva inflamação causada na bexiga e/ou nos rins.

Como se adquire uma infeção urinária

A via de infeção mais frequente é a via ascendente. As bactérias existentes no reto, ânus e vagina, penetram ascendentemente no aparelho urinário através da uretra, apesar da normal existência de mecanismos de defesa de vária ordem, sobretudo da uretra e da bexiga.

Medidas para evitar a infeções urinárias

Para evitar a infeção urinária deve seguir as seguintes indicações:

  • Beba cerca de 1,5L de água por dia;
  • Tenha uma alimentação saudável e variada;
  • Evite a congestão pélvica;
  • Não retenha a urina;
  • Faça uma vida sexual saudável, e urine depois das relações sexuais;
  • Evacue regularmente;
  • tratar e/ou controlar as doenças dos aparelhos urinário, genital e digestivo, consultando o médico se for caso disso.

Sintomas de uma infeção urinária

Se é a bexiga o órgão atingido, há um desconforto ou peso no baixo ventre, dor e/ou ardor a urinar, necessidade de urinar mais frequentemente e em pequenas quantidades, por vezes com dificuldade, e a urina está turva (suja) e algumas vezes muito mal cheirosa. Raramente há febre. Se é o rim que é atingido, há muitas vezes dor na região lombar, que pode simular cólica, e febre elevada.

 

No homem, a próstata é muitas vezes sede de infeção, levando a desconforto na região do baixo ventre, dificuldade e ardor a urinar e aumento da frequência das micções, com urina turva. Muitas vezes, há febre elevada, arrepios e dores no corpo, confundindo-se com gripe ou infeçãode outra origem.

 

As infecções urinárias nos bebés, ou crianças pequenas, muitas vezes cursam com sintomas vagos, como falta de apetite, atraso no desenvolvimento, febre baixa e irritabilidade anormal.

Infeções urinárias mais comuns nas mulheres?

As infeções urinárias são mais frequentes nas mulheres porque no sexo femino existe o reservatório vaginal junto da desembocadura da uretra, e porque a uretra tem um comprimento muito curto e sem a protecção de algumas secreções fortemente antibacterianas.

 

Localização

Obter direcções
Contacto
Dr. Manuel Mendes Silva
(Santo António)
Lisboa - Infeções Urinárias


Dr. Manuel Mendes da Silva, médico urologista, em Lisboa.

Avenida Liberdade 202,1º-E
1250-147 LISBOA
( Santo António )
213 524 276
Fax
213 529 047