Partilhar 
 

Incontinência mulheres

Existem vários fatores estão ligados à incontinência urinária, tais como:

  • Primeiro, a bexiga que pode ter várias contrações sem que as pessoas tenham consciência e vontade.
  • Segundo, a uretra está móvel e não suporta a pressão de um maior esforço abdominal.
  • Terceiro, uma combinação de ambos osfatores. Por outro lado, pode haver perdas urinárias por fístulas ou por falsos trajetos que não são normais, sejam eles congénitos ou adquiridos.

Prevenir e tratar a incontinência

A prevenção da incontinência urinária só pode ser feita prevenindo e tratando as alterações estático-dinâmicos  do pavimento pélvico. É quando se podem prevenir outras doenças que provoquem a incontinência por outros mecanismos. Obviamente também prevenção quando se fazem determinados tratamentos, como intervenções cirúrgicas.

 

Tudo o que irrite  a zona do baixo ventre, como o café, o álcool, as comidas picantes, pode irritar também a bexiga. Mas claro que isto é secundário, não é forçoso que evitar este tipo de alimentos previna a incontinência.

Incontinência idosos

A incontinência urinária define-se, segundo a OMS e a ICS, como a perda involuntária de urina (através da uretra) que constitua um problema higiénico ou social (que seja objetivamente demonstrável). Tem um grande impacto médico e socio-económico, incluindo pessoal, familiar, profissional. Tem uma prevalência de 15 a 30%, sendo duas vezes mais prevalente no sexo feminino, embora haja variações com a idade. Nos Lares de idosos pode chegar até aos 80%.

Localização

Obter direcções
Contacto
Dr. Manuel Mendes Silva
(Santo António)
Lisboa - Incontinência


Dr. Manuel Mendes da Silva, médico urologista, em Lisboa.

Avenida Liberdade 202,1º-E
1250-147 LISBOA
( Santo António )
213 524 276
Fax
213 529 047